top of page

Divórcio e pensão alimentícia: o que você precisa saber

O divórcio e outras questões de família podem ser um momento difícil e estressante para todos os envolvidos. Além das questões emocionais, também surgem muitas dúvidas sobre o processo legal e os direitos de cada parte.


Uma das dúvidas mais comuns relacionadas ao divórcio é sobre a pensão alimentícia. Quando um casal se separa, é comum que a questão financeira seja um ponto de conflito, principalmente quando há filhos envolvidos.


A pensão alimentícia é um valor que deve ser pago pelo cônjuge que tem mais recursos financeiros ao outro cônjuge ou aos filhos, caso haja a guarda compartilhada ou exclusiva dos filhos. Mas como calcular o valor da pensão alimentícia? Como funciona a revisão da pensão alimentícia? E se houver atraso no pagamento?


Para responder a essas perguntas e proteger seus direitos, é importante que as partes envolvidas entendam bem a legislação sobre a pensão alimentícia e, em caso de dúvida, procurem a orientação de um advogado especializado em questões de família.


O advogado poderá esclarecer como funciona o cálculo da pensão alimentícia, avaliar se o valor está adequado à realidade financeira de cada parte e orientar sobre as medidas legais que podem ser tomadas em caso de atraso no pagamento ou necessidade de revisão do valor.


Além disso, é importante lembrar que a pensão alimentícia não é a única questão a ser considerada em um processo de divórcio ou separação. Também podem surgir questões relacionadas à guarda dos filhos, partilha de bens e outros direitos.


Portanto, se você está passando por um processo de divórcio ou tem dúvidas sobre a pensão alimentícia ou outras questões de família, procure a nossa equipe especializada em questões de família. Ela poderá ajudá-lo a entender seus direitos e protegê-los durante todo o processo.






Compra e registro de imóveis sem correr riscos

Investir em imóveis pode ser uma excelente opção para quem busca uma forma de diversificar seus investimentos e garantir um patrimônio seguro. No entanto, quando se trata de questões imobiliárias, mui

bottom of page